sábado, 24 de junho de 2017

SEMIOSE E A TEORIA DO UMWELT

SEMIOSE E A TEORIA DO UMWELT

Charles Sanders Peirce entendia o conceito de Semiose como qualquer ação de um Signo. Evidentemente que a ação de Signo não se restringe somente aos processos de comunicação humanas.

Isto iria de encontro (contra) à ideia de Realidade desenvolvida pelo Peirce, ou seja com a ideia de um Universo Pensante (que apresentei na postagem anterior aqui)

Portanto todos os seres vivos, e também não-vivos, possuem essa capacidade de gerar e receber signos.

Eu acredito que não-vivo depende de uma definição biológica, que ainda está em vigor; mas quem sabe no futuro isso se modifique...




A Teoria do Umwelt (alguns preferem chamar de "a Umwelt" pois na língua alemã é feminino > die Umwelt) foi elaborada por Jacob von Uexküll.


Umwelt significa "ambiente", mas no caso dessa teoria trata-se do ambiente como ele é representado  na mente dos animais. 

Assim o Umwelt (acho esquisito escrever "a" Umwelt, fica parecendo confusão de alemão falando português) é uma espécie de "Mapa Mental" do mundo que existe à nossa volta. Esse mapa mental não precisa ser exatamente igual ao mundo, mas bastaria que ele fosse coerente do ponto de vista sistêmico. Seria como um display interativo com o mundo ele mesmo.


Jacob von Uexküll (1864 - 1944)

O fato é que no caso da espécie humana o Umwelt tem incluído novos signos à medida que nosso conhecimento a respeito do mundo aumenta. 

Isso poderia ser uma forma de Dilatação do Umwelt humano. Por exemplo, nós não vemos todas frequências das ondas eletromagnéticas, apenas as que estão do espectro luminoso. Mas conseguimos utiliza-las nos sistemas de comunicação eletromagnéticos (rádio, tv, telefonia móvel, radar, etc).

Interessante é que o Umwelt está perfeitamente adaptado àquilo que Uexküll chama de "Natur", que é a mesma Realidade última, ou Absoluto de Schelling. Pelo menos é o que eu deduzo dos estudos feitos até aqui.

Há uma metáfora feita sobre o Umwelt e Natur que os compara com um compositor que escuta uma música de sua autoria tocada através de instrumentos que foram por ele mesmo construídos. Interessante, não é ?






O próprio Uexküll desenvolve uma teoria do signo que ele denomina de doutrina do significado. Para ele o SIGNO é o resultado da combinação de um UTILIZADOR DE SIGNIFICADO
com um PORTADOR DE SIGNIFICADO. Sendo que o primeiro refere-se a um transdutor biológico (sensor) e o segundo são fenômenos físicos passíveis de medição pelo investigador. Já que se trata de uma investigação biológica, é difícil que o investigador possa perguntar ao animal o que ele está "sentindo" com o fenômeno... (Só o Dr Dolitle conseguiria)

Este assunto foi desenvolvido em aula; a apresentação dos slides estão disponíveis neste link:







Há um artigo publicado na Revista Galáxia que trata das ideias de Jacob von Uexküll. (neste caso o Umwelt é trato de (DIE Umwelt - artigo feminino)








Se você quiser avançar seus conhecimentos no assunto você pode pode ler sobre o tema no livro que eu indiquei em uma postagem anterior aqui, no livro Documentário, Realidade e Semiose.





Em Documentário Realidade e Semiose são desenvolvidos os temas abaixo:


 1-Biografia de Jakob von Uexküll; a Teoria do “Umwelt “; Fenomenologia e o Conhecimento da Realidade; “Natur” e a Realidade Última; Umwelt e “Universo-Subjetivo”; Realidade e sua Manifestação nos “Umwelten”; Ocultação do Objeto-Natureza.

2-Emergência da Complexidade do Universo; Dilatação do “Umwelt”; Teoria dos Sistemas e Permanência; “Plano da Natureza” e a Complementaridade entre a Realidade e os Umwelten; Mapeamento Interno-Externo; O caso de Passerina cyanea e o experimento no planetário ; A Fórmula do significado (the meaning rule); Portador de Significado e Utilizador de Significado; Objetos Neutros e o caso da interação entre flores e abelhas. 

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