sexta-feira, 30 de junho de 2017

EVOLUÇÃO HUMANA E UMWELT

EVOLUÇÃO HUMANA e UMWELT


Meu objetivo é demonstrar que o DOCUMENTÁRIO está relacionado ao  UMWELT humano, como uma forma de extravasamento de imagens e ideias elaboradas a respeito da sociedade, do ambiente, do cosmos.


A espécie humana tem um dos Umwelten mais complexos que conhecemos. A espécie Homo sapiens surgiu há uns 100 mil anos atrás com a subespécie neahandertalensise somente há 
30/40 mil anos surgiram as pinturas em cavernas, apontando para uma grande atividade simbólica feita pelos Homo sapiens sapiens.


Desenhar em cavernas não é uma simples atividade artística, ou melhor, é uma  atividade por demais complexa. Há uma elaborada sofisticação em colocar para fora do cérebro, daqueles homens pré-históricos, as imagens que existiam apenas no pensamento de cada um deles. Os estudos indicam que a linguagem verbal falada já era suficientemente bem elaborada, o suficiente para terem uma atividade simbólica também complexa. 



Parece que o próprio Umwelt começa a se configurar externamente, de forma objetiva, permitindo o  compartilhamento até mesmo das imagens mentais com outros indivíduos.





Caverna francesa Chauvet-Pont d’Ar (36.000)
A questão é que essa comunicação através de imagens ou padrões de figura/fundo, não é uma exclusividade humana. Claro que, dados os devidos descontos, outros animais também se comunicam através de padrões de design corporal; ou mesmo através da produções de luz artificial como os vagalumes. A Natureza é sábia o suficiente para permitir o surgimento de aspectos que são outras soluções de um mesmo tipo de problema comunicacional.



Vagalumes são um tipo de Besouro (Coleópteros) a luz é 
produzida por células denominadas "Fotóforos" 
Neste vídeo podemos ver a ação de um tipo de célula que dá cor à pele de vários animais, nos cefalópodes (polvos, lulas, sépias) essas células são capazes, além de modificar o padrão de formas na pele, comunicar estados comportamentais desses seres.





Quando observamos mais detalhadamente podemos perceber que não se trata de uma modificação reflexa, apenas, mas também uma ação controlada pelo sistema nervoso central.





Ora o Universo Pensante, Absoluto, Natur, ou Deus, (você escolhe) já pensou a comunicação por imagens luminosas, antes de pensar o ser humano. Não quero com isso dizer que é tudo a mesma coisa, mas trata-se de uma solução para o mesmo tipo de problema comunicacional. Veja no próximo vídeo as diferentes formas de comunicação através de exibição plumária que podemos observar em aves.




Mas voltemos aos seres humanos. Desde o surgimento dos Australoptecíneos (literalmente macacos do sul), há 2,75 milhões de anos, há um aumento da caixa craniana que vai dobrando a cada milhão de ano. 


Australoptecíneo 2,75 milhões de anos
Isso se observa no gráfico abaixo que utiliza as medidas de volume craniano de fósseis relacionados à origem do gênero Homo.

Aumento da capacidade craniana nos hominídeos
(y = centímetros cúbicos ; x = milhões de anos)
Não é difícil perceber que essa curva tende assintoticamente ao infinito. Portanto do ponto de vista biológico haveria um limite lógico a essa expansão. O fato que muitos dos estudiosos apontam é que as informações passariam a ser armazenadas extra-somaticamente, isto é, fora do corpo. Assim como há 30/40 mil anos o Homo sapiens começou a desenhar em paredes
de caverna, há 4/5 mil anos começou a inscrever em placas de barro cozido, informações a respeito de rebanhos, contabilidade de mantimentos, etc. Era a escrita cuneiforme (em forma de cunha) que fora inventada, e a partir da qual houve a enorme expansão da memória extra-somática que temos observado: bibliotecas, computadores, internet...


Pinturas Rupestres há 30/40 mil anos 

Revolução Agrícola há 10/12 mil anos

Placa de argila com escrita cuneiforme há 4/5 mil anos.
Assim parece que a Dilatação do Umwelt é uma tendência do processo evolutivo da espécie humana de modo que cada vez mais iremos experienciar o aumento da quantidade de informações, o desenvolvimento de uma memória extra-somática que se torna cada vez mais complexa. 


Graças ao trabalho de paleo-artistas, é possível a reconstituição dos aspectos visuais de hominídeos já extintos. E objetivamente se alguns deles cortassem o cabelo, e colocassem um chapéu para esconder a proeminência de seus supercílios, seria possível encontrá-los em qualquer ônibus por aí, e nem perceberíamos sua diferença com os atuais seres humanos. Abaixo um pequeno vídeo apresentando o trabalho de um desses paleo artistas: Viktor Deak






O que nos interessa é que as ferramentas fabricadas pelos seres humanos são mesmo extensões do corpo humano como dizia o Marshall McLuhan em "Os meios de Comunicação como Extensões do Homem". Ou como anteriormente dizia Jacob von Uexküll, quando citava
microfones, auto-falantes, dentre outras ferramentas.


Mais detalhes você pode encontrar nos slides das aulas a respeito de Evolução Humana e Umwelt.



Se você quiser avançar seus conhecimentos no assunto você pode pode ler sobre o tema no livro que eu indiquei em uma postagem anterior aqui, no livro Documentário,Realidade e Semiose.





EVOLUÇÃO HUMANA, DILATAÇÃO DO UMWELT E PRÓTESES AUDIOVISUAIS; 


1- O conceito de Evolução; Próteses Audiovisuais; Teoria Endossimbiótica da Evolução Celular; 

Mixotricha paradoxa; Hipótese Gaia; o conceito de Co-evolução; Ferramentas e Co-evolução; o caso Pagurus; os Antropóides e a Evolução do gênero Homo; Tecnologia e Arte no gênero Homo; Homo erectus, Homo habilis e Homo sapiens.  Livro (146 – 156); PDF Revisado [106 – 113]  


2- Atividade Simbólica do Homo sapiens sapiens; Dilatação do Umwelt e aumento do volume cerebral; Memória extra-somática; Sistemas audiovisuais como extensões do corpo humano; Entropia e Informação Média; Gaia e a Evolução Humana; Comunicação Luminosa e Imagética nos seres vivos; Vagalumes, Cefalópodes Caracídeos; Aves e bailados nupciais; A Ação da Gramática do Universo sobre os seres vivos; Processadores gramaticais de discursos audiovisuais e dição não-linear. Livro (157 – 166); PDF Revisado [114 – 119] 



3- O Computador como Extensão do Cérebro Humano; Co-evolução entre Computador e Espécie Humana; Mão e Evolução Humana; Mão-Olho e as Interfaces Tecnológicas; “Interest and Emotion Sensitive Media”;  Livro (167 – 174); PDF Revisado [115 – 124]











Nenhum comentário:

Postar um comentário