terça-feira, 24 de abril de 2018

TEORIA DO CINEMA 2

TEORIA DO CINEMA E O DOCUMENTÁRIO 02: FORMALISMO; ACADEMICISMO E DESCONSTRUCIONISMO

Cartaz do Filme Acossado de Jean Luc Godard

As teorias do cinema que sucederam o Realismo de Bazin e o formalismo de Arnheim (dentre outros), buscaram sua inspiração nos filmes do Formalismo Russo e na filosofia de crítica marxista de origem francesa. 

O academicismo de Chritian Metz utilizou conceitos da lingüística e da psicanálise para formular uma teoria acadêmica do cinema. 

O Desconstucionismo de Baudry et all, ideologizou a teoria do cinema importando as ideias de Althusser em relação aos Aparelhos Ideológicos do Estado, e mais tarde, importando a hermenêutica de Derrida.

Essas teorias desencadearam uma profusão de outras teorias críticas e de contracultura, que acabaram por isolar a a possibilidade de uma teoria Realista do Cinema e do Documentário. O Realismo passou a ser considerado como reacionário, conservador e positivista, associando-se a ele um valor negativo.

Robert Stam no livro "Introdução à Teoria do Cinema" explica a situação:  

"... a teoria do cinema, de modo geral, desenvolveu um discurso à esquerda de muitas outras disciplinas tradicionais, não apenas em razão de sua "conexão francesa", (...) mas também em virtude de seu surgimento em paralelo a disciplinas contraculturais como os estudos feministas, os estudos étnicos e os estudos da cultura popular. Como resultado, os estudos de cinema nunca chegaram a ser contaminados pelo conservadorismo reacionário que se havia entrincheirado em campos mais tradicionais como a literatura  e a história." (Stam, R. Introdução à Teoria do Cinema, 2003, pag. 214)

Ainda que essa explicação possa parecer muito bacana para uma cabeça "progressista" ou "revolucionária", o efeito foi devastador para outros tantos documentaristas que acreditavam na possibilidade de representação da realidade no cinema documentário. 

A bem da verdade os documentários continuaram a ser feitos tendo como objetos as coisas do mundo e na pior das hipóteses passou apenas a ser considerado como um dos pontos de vista sobre uma determinada situação real. Mas isso, por si só, no mundo acadêmico dos teóricos, já era motivo para se invalidar a conexão do documentário com o mundo real.

Na continuação vamos observar como resgatar teoricamente a conexão com a realidade, usando como ferramentas teóricas a Semiótica Americana de C.S.Peirce e a Teoria do Umwelt de Jacob von Uexküll.

Abaixo os slides da aula que trata das teorias do cinema:

https://drive.google.com/open?id=0BwRKMh2WAMEUX19WcmZfTlFJejQ
História do documentário, filmes importantes 02

Um dos filmes fundamentais para o Formalismo Russo é o filme de Dziga Vertov intitulado "O Homem com a Câmera de Cinema", um documentário de 1929 que mostra um dia na vida de uma cidade russa. 

Esse filme serviu de inspiração para os cineastas e teóricos franceses da geração desconstrucionista no final da década de 60 e início de 70.

Aqui em uma versão com a música da Alloy Orchestra (1995), existem outras mas eu acho que essa é a melhor música composta para esse filme.

É um ótimo filme, que apresenta a relação entre um cineasta, o documentário e realização do filme.


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